26 de março de 2007

Campeões no turno e returno?

Enquanto esperava o vídeo dos gols do Tigre no YouTube, ouvi um cara falar na televisão que "interesses de terceiros queriam evitar que o Criciúma fosse campeão direto vencendo o turno e o returno".



Pois bem. Resolvi fazer uma breve pesquisa no Google (amém), e descobri que ser campeão do turno e do returno, sem necessidade de final, é algo raríssimo de se acontecer. Vamos aos últimos campeões nessa fórmula de competição.



Campeonato Carioca de 1998



Disputado por oito clubes no primeiro turno e oito no segundo. O Vasco venceu os dois turnos e foi o campeão. No jogo final, o Vasco venceu o Bangu com um gol do zagueiro Mauro Galvão aos 46 minutos do segundo tempo. Fonte: Terra



Campeonato Mineiro de 1995



O Atlético foi campeão do turno e do returno, evitando o quadrangular final. Na última rodada, venceu o clássico por 3 a 1, garantiu o título e deu o vice-campeonato ao América. O Cruzeiro teria de vencer para o Coelho ser campeão do returno e haver fase final. Fonte: Blog do Edu Dracena



Campeonato Capixaba de 2004



Serra campeão. Fonte: Google


Como vocês podem perceber, o mais recente campeão estadual que venceu o turno e o returno foi o Serra, no Espírito Santo. Como se isso fosse um paradigma. No Campeonato Brasileiro, não existe essa informação. Idem pro Campeonato Paulista.



Conclusão: O rapaz citado anteriormente tem um fundo de razão. É fato raro um time vencer o turno e o returno, e conseqüentemente, o torneio. Só pode haver "interesses de terceiros" que não queiram deixar isso acontecer aqui no futebol catarinense.



ps.: Ainda hoje, fotos e vídeos sobre o jogasso (apesar da derrota) contra a Chapecoense.

Nenhum comentário:

Pesquisar