23 de março de 2007

Grandes craques vivos: Zidane

* Este é um post especial de aniversário de 34 anos e 10 meses
de vida e será automaticamente destruído após a leitura *


Não tenho sequer palavras pra descrever um atleta do porte do Zidane. Mestre? Craque? Sinônimo de elegância? Puro talento? Difícil arranjar um que melhor se encaixe.

Eu já posso morrer feliz, porquê vi Zizou jogar. Se eu não morrer cedo, meus filhos e netos vão odiar passar perto de mim, porque ficarei horas contando histórias dos jogos que vi Zidane jogar. Na minha opinião - serei tão enfático que estou pronto para receber as pedras -, Zidane deixa pra trás, fácil, fácil, Pelé e Maradona (além dos zagueiros adversários, lógico).

Pelé, não vi jogar. De Maradona, o pouco que vi restou inutilizado por seu comportamento "pós-carreira" (sempre a mesma piada) futebolística. Assim, até pra não brigar com vocês, vou eleger Zinedine Zidane como "o craque das últimas décadas". Tá bom assim?


Joga ou não joga?

Zinedine Yazid Zidane, Kabyle nascido no nordeste da Algéria, foi eleito três vezes melhor jogador de futebol do mundo (e outras 3 vezes um dos 3 primeiros).

Foi o jogador com o passe mais alto da história do futebol (€66 milhões). Às contas: 1 euro = 2,73 reais; assim, 60 milhões de euros são R$ 180.250.040,53 (cento e oitenta milhões, duzentos e cinqüenta mil, quarenta reais e cinqüenta e três centavos).

Além de um craque lendário, Zidane é presidente vitalício do clube Nouvelle Vague de Marseille, na França. Seu irmão Farid é o técnico.

Feliz aniversário, Zizou. Que apareça outro que trate tão bem a pelota quanto o "senhor".

* A verdade é que escrevi este post há 1 mês atrás e ele está atravancando minha lista de postagens.
Pra não jogar fora tudo que já escrevi, vai pro ar... *

Pesquisar